
Porto Alegre, a maior cidade ao sul do Brasil, é a capital do estado do Rio Grande ao Sul, terra dos Gaúchos e do churrasco. Localiza-se à margem leste do lago Guaíba, no ponto onde cinco rios convergem formando a Lagoa dos Patos, uma gigante lagoa navegável até mesmo pelos maiores barcos. A cidade foi fundada em 1772 por imigrantes vindos da região dos Açores (portugueses). Desde o século 19, Porto Alegre tem recebido muitos imigrantes, particularmente vindos da Europa (alemães, poloneses e italianos), os quais foram de decisiva importância e influência na comida e na arquitetura, entre outros aspectos culturais. Por ser localizada na junção de cinco rios, tornou-se um importante porto aluvial, bem como uma das principais cidades industriais e comerciais do país. Produtos da rica agricultura e pecuária, tais como grãos de soja, couro, enlatados, carnes e arroz, são exportados para diversos países. Sua população é de cerca de 1.500.000 habitantes.

O estado do Rio Grande do Sul passa por todas as quatro estações em suas características específicas. As datas do início e fim de cada estação são: Primavera: de 23 de setembro a 21 de dezembro. Verão: de 21 de dezembro a 21 de março. Outono: de 21 de março a 21 de junho.
Inverno: de 21 de junho a 23 de setembro. Especialmente em Porto Alegre, os verões são muito quentes, normalmente atingindo os 35 graus Celsius, os invernos, porém, são bastante frios, com a possibilidade de temperaturas entre 0 e 5 graus Celsius durante algumas semanas. Não é fácil prever o tempo no Rio Grande do Sul devido aos vários fatores que influenciam as mudanças repentinas de temperatura, tais como as “ondas de calor” e as “frentes frias”, assim como são chamados estes fenômenos por aqui. Isso significa que é possível presenciar um dia ou até mesmo uma semana realmente quente durante o inverno, bem como um dia frio no meio do verão, sendo este último exemplo menos comum. Até mesmo durante o mesmo dia é possível que se aprecie aspectos de todas as quatro estações juntas, começando com uma manhã extremamente quente e terminando com uma noite gelada. Um grande atrativo de Porto Alegre é que esta é considerada a cidade mais “verde” do Brasil, o que significa parques verdes e muitas e muitas árvores por todos os lados.
Lazer e Cultura
Parque da Redenção

O Parque da Redenção é um dos, senão o maior parque verde de Porto Alegre e está localizado ao sudeste da cidade. É um ótimo local para passeios, caminhadas e divertimentos, principalmente aos finais de semana. É neste parque que, aos domingos, acontece uma das maiores feiras regulares de artesanato, antiguidades e manufaturas da cidade, chamada de “Brique da Redenção”.
Usina do Gasômetro

A Usina do Gasômetro é o local onde se localizava uma antiga indústria elétrica, à beira do lago Guaíba. A grande chaminé ainda é mantida e é tida como um dos cartões postais da cidade. Este local é famoso por ser um dos melhores lugares para se ver e apreciar o famoso e indescritível pôr-do-sol de Porto Alegre. Durante os finais de semana, este local é destino certo de muitos habitantes da cidade, bem como de turistas, devido à vista que se tem do lago Guaíba, com suas ilhas e natureza, e também devido ao calçadão ao longo da margem do lago, o qual é comumente utilizado para caminhadas, bicicletas, rollers entre outros. Perto do Gasômetro encontra-se o Porto de Porto Alegre, local de onde saem os barcos-passeios que fazem rotas por entre as inúmeras ilhas espalhadas ao longo do lago Guaíba.
Parque Moinhos de Vento

O Parque Moinhos de Vento (amigavelmente chamado de “Parcão”) é um grande parque localizado no coração do bairro Moinhos de Vento e cercado de restaurantes, bares, lojas e um shopping (também chamado de Moinhos de Vento). Este parque possui não apenas áreas verdes e de caminhadas, como também quadras de esportes e locais com playground para crianças. É sem dúvida uma ótima opção para os fins de semana e tardes ensolaradas.
Museu Iberê Camargo

O museu Iberê Camargo está localizado na zona sul da cidade, às margens do lago Guaíba, o que propicia a seus visitantes não apenas apreciar as obras do museu em si, como também assistir ao famoso pôr-do-sol da cidade, visto que, ao lado do museu há um café onde são servidos lanches e bebidas. Iberê Camargo é um artista brasileiro que viveu sua vida em Porto Alegre e que está entre os maiores nomes da arte do século 20.
Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição que está ligada à Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Os espaços tradicionais desta casa de cultura se encontram direcionados tanto para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, quanto para a realização de oficinas e eventos ligados à cultura. Todos estes espaços tendem a homenagear os grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Santander Cultural

O Santander Cultural é um local de exposições voltadas aos campos das artes visuais, da música, do cinema e da reflexão. Sempre haverá algo acontecendo neste espaço de intensidade cultural, para manter-se informado das últimas exibições e eventos.
Mercado Público

O Mercado Público é Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre e foi inaugurado em 1869 para abrigar o comércio de abastecimento da cidade. Mais tarde, foi tombado como um Bem Cultural, tornando-se um ícone de compras da Capital do Estado. Nele são encontrados os mais diversos produtos, desde produtos regionais e nacionais, especiarias e exclusividades, até a mais pura cultura (frequentemente são organizadas atividades culturais no Mercado, como shows, exposições artísticas, desfiles e saraus).
Rua dos Andradas

A Rua dos Andradas é uma rua tradicional e histórica, onde serão encontradas as mais antigas e preservadas construções que remontam desde os tempos do Império. Além disso, nesta rua também encontramos os mais típicos e tradicionais bares, pubs e restaurantes, além de museus menores e outros locais culturais, todos eles banhados pelas sombras das inúmeras árvores ao longo da rua.
Vida noturna

A vida noturna em Porto Alegre é animada e charmosa. Existem lugares para todos os gostos. Uma opção para sair à noite é a Rua Padre Chagas. Não apenas nesta rua, mas também em seus arredores você encontrará inúmeros bares, pubs, restaurantes e boates charmosos e estilosos, além de lojas de roupa e afins. Outra opção são os bares e restaurantes do Mercado Público ou no Chalé da Praça XV, ambos localizados no centro da cidade. É nestes locais que serão encontrados os bares tradicionais e históricos da cidade. Há ainda a chamada “Cidade Baixa”, que abrange as ruas Gal. Lima e Silva, República e José do Patrocínio, e é onde serão encontrados não apenas pubs e bares animados e divertidos, mas também inúmeras pessoas caminhando pelas ruas neste fervoroso bairro. Dentre os maiores festivais de Porto Alegre destacam-se: a Semana Farroupilha (13 a 20 de setembro), onde se pode apreciar as tradicionais danças e músicas folclóricas.