Painel Mobilidade Elétrica

Mobilidade Elétrica no Brasil: panorama atual e perspectivas

Descrição: A preocupação crescente com mudanças climáticas tem impulsionado a substituição da frota de veículos que empregam motores a combustão por veículos elétricos em todo mundo. Entretanto, no Brasil, apesar de algumas ações recentes, o ritmo dessa substituição ainda tem sido mais lento. Nesse sentido, este painel visa discutir com especialistas de diferentes setores o panorama atual e perspectivas futuras na área de mobilidade elétrica no Brasil, além de propor ações para maior inserção de veículos elétricos no sistema de transportes brasileiro.

.

Moderador:

Prof Dr Cassiano Rech

Universidade Federal de Santa Maria

Cassiano Rech é professor do Departamento de Processamento de Energia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria. Atuou como Presidente da Associação Brasileira de Eletrônica de Potência (SOBRAEP) e Editor da Revista Eletrônica de Potência. Também atuou como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM (conceito 6 CAPES) de 2015 à 2017. Desde 2018, é Editor Associado da IEEE Transactions on Industrial Electronics (periódico Qualis A1 CAPES). Sua principais áreas de interesse são: conversores multiníveis, modelagem e controle de conversores estáticos de potência, recursos energéticos distribuídos e mobilidade elétrica.

.

Painelistas:

Profa Dra Alzenira da Rosa Abaide

Coordenadora de Projeto Estratégico de P&D/ANEEL de Mobilidade Elétrica

.Alzenira da Rosa Abaide é professora Titular do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É doutora em engenharia elétrica pela UFSM em 2005. Concluiu a graduação (1980) e o mestrado (1985) na UFSM. Coordenou o curso de engenharia elétrica por 10 anos. É pesquisadora PQ do CNPq, foi Editora Associada da revista IEEE Latin America Transactions. Atua em de projetos de pesquisa e desenvolvimento com empresas, atualmente coordena três projetos de P&D, um deles com a Petrobras “Sistema Inteligente para Previsão Dinâmica e Adaptativa de Carga Considerando Previsões Meteorológicas Regionais de Curto e Médio Prazo”. O projeto mais recente é o da Chamada Estratégica da ANEEL P022 “ROTA ELÉTRICA MERCOSUL – Suporte ao Desenvolvimento e Gerenciamento para Mobilidade Inteligente” desenvolvido para a CEEE-D. Orienta pesquisas de doutorado e mestrado no programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM (conceito CAPES 6), participa do Centro de Excelência em Energia e Sistema de Potência (CEESP). Tem experiência na área de sistemas elétricos de potência, previsão, planejamento, manutenção, redes elétricas inteligentes, geração distribuída, mobilidade elétrica que também são sua área de interesse.

.

Rafael Moya

Gerente de Inovação e Transformação – CPFL Energia

Rafael Moya é formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral e em Liderança e Gestão Organizacional Empresarial pela Franklyn Covey. Com experiência em inovação na gestão de projetos de energia solar, geração e regulação, Rafael começou sua trajetória profissional na CPFL Energia, como estagiário e desde então tem feito sua carreira focado em Inovação. Atualmente ocupa a posição de Gerente de Inovação e Transformação, liderando o planejamento estratégico da área, além da gestão do portfólio de P&D, sempre focado em ações que disseminem e promovam uma cultura de inovação dentro do grupo CPFL Energia.

.

Ricardo Debiazi Zomer

Coordenador na Coordenação da Indústria Automotiva – Subsecretaria da Indústria – Ministério da Economia

Ricardo Debiazi Zomer é servidor público federal ocupante do cargo de Analista de Comércio Exterior. Atua desde 2014 com temas relativos à indústria automotiva, e desde 2019 como coordenador na Coordenação da Indústria Automotiva da Subsecretaria da Indústria, órgão integrante da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia. Atuou desde 2014 junto à cooperação alemã para formatação e execução de projeto de cooperação técnica na área da mobilidade elétrica e representa o Ministério da Economia no Conselho Gestor da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica.

.

Wilson Morais

EV Charging Infrastructure Manager na ABB Brasil

Wilson de Morais é engenheiro e gerente de produtos da ABB Brasil. Atuando no mercado de mobilidade elétrica desde 2013, foi um dos responsáveis pela instalação do primeiro carregador rápido em rodovia do Brasil, na rodovia Anhanguera em 2015 e em operação até os dias de hoje. Também atuou ativamente na implementação do maior corredor elétrico do Brasil que interliga Foz do Iguaçu até o Porto de Paranaguá com mais de 740 km de extensão. Grande parte de sua experiência profissional está relacionada à eletrônica de potência e conversão de energia, onde na ABB teve a oportunidade de trabalhar com retificadores de alta potência passando por diversas áreas, desde engenharia até o gerenciamento de negócios. Ressalta-se que os carregadores rápidos da ABB estão presentes em mais 81 países e mais de 14 mil unidades instaladas e em pleno funcionamento. Possui uma linha completa que vai desde carregadores AC wall box residenciais de 3,7 kW até carregadores ultra rápidos CC de 600kW, todos com conectividade via cloud para gerenciamento e manutenção remota.