Painel Mulheres na Automática
Organizadores: Cristiane Cauduro Gastaldini (UFSM), Luciola Campestrini (UFRGS) e Patrícia Nascimento Pena (UFMG)
Descrição: A Comissão Organizadora do CBA 2020 e o Comitê SBA Mulheres na Automática estarão promovendo no evento um painel com engenheiras e cientistas, mostrando o papel de destaque das mulheres em suas áreas de atuação.
Painelistas Confirmadas:
Grace Silva Deaecto
Grace S. Deaecto é graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Ilha Solteira, em 2005. Concluiu o mestrado em 2007 e o doutorado em 2010, ambos, na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Durante o ano de 2011 realizou pós-doutorado no Centre de Recherche en Automatique de Nancy (CRAN), França, onde também participou de um projeto conjunto entre o laboratório CRAN e a empresa Arcelor Mittal. Atualmente, é professora da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, bolsista produtividade em pesquisa nível 1D do CNPq e membro do comitê técnico de controle robusto do International Federation of Automatic Control. Ela faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Automática, na função de Secretária de Relações Institucionais, e atua como Editora Associada do periódico científico Nonlinear Analysis: Hybrid Systems. Ela é coautora do livro “Análise Linear de Sinais: Teoria, ensaios práticos e exercícios”, Edgard Blücher, Ltda, 2019. Seus interesses de pesquisa incluem otimização convexa, análise e controle de sistemas dinâmicos, sistemas dinâmicos com comutação.
Luciane Neves Canha
Luciane Neves Canha é pesquisadora PQ-1D do CNPQ, membro sênior do IEEE e professora associada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É doutora em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Concluiu a graduação (1994) e o mestrado (1996) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria. Orienta pesquisas de doutorado e mestrado no programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM (conceito 6), bem como Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão e Estágios na área de Engenharia Elétrica. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em sistemas elétricos de potência, fontes renováveis de energia, redes elétricas inteligentes, armazenamento de energia, geração distribuída e gestão da energia elétrica. Suas áreas de interesse em pesquisa, desenvolvimento e inovação são: smart grids, armazenamento, recursos energéticos distribuídos, mobilidade elétrica, gerenciamento de energia, energia renovável, cibersegurança, controle VOLT/VAR. Atualmente coordenada o projeto de P&D Estratégico da ANEEL Chamada P021 “Baterias de pequeno porte residencial integradas ao conceito de HEM e GLD” para a Copel-Dis e Chamada P022 “Interface de inovação multi agente envolvendo a indústria automobilística, os sistemas de energia e infraestruturas de mobilidade elétrica para eletrovias inteligentes” desenvolvido em consórcio com a CIBIOGAS para a Copel-Dis.
Vilma Alves de Oliveira
Vilma Alves de Oliveira possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Southampton (1989). Ingressou na Universidade de São Paulo em 1990 sendo professora titular desde março de 2005. É atualmente membro do Comitê de Assessoramento dos Programas de Engenharias Elétrica e Biomédica do CNPq (CA-EE) para o período de 2018-2021. Foi da diretoria da SBMAC gestão 2012-2013, presidente do Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) na gestão 2017-2018 e atualmente é a presidente da SBA. É membro sênior do IEEE e tem coordenado projetos de pesquisa, colaboração técnica e de intercâmbio nos últimos anos incluindo projetos de colaboração técnica com a Embrapa Instrumentação. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em automação e controle, atuando principalmente no desenvolvimento de técnicas de projeto de controladores PID, controle fuzzy e controle robusto controle fuzzy e controle robusto com destaque para aplicações na agricultura de precisão, fontes alternativas e microrredes de energia. É autora do livro de graduação Engenharia de Controle, Fundamentos e Aulas de Laboratório publicado pela Elsevier, e orientou 25 teses de mestrado e 12 de doutorado.