Painel Automação no Pós-Pandemia
Descrição: Como é difundido, após as perdas com a pandemia, a vida deve buscar um novo equilíbrio, envolvendo produção industrial, modernização tecnológica, formação técnica e consumo. A tendência majoritária é assumir que teremos um “novo normal”, implicando que este equilíbrio trará novos costumes na vida diária, nas práticas de consumo, de produção e até na academia. Uma das características parece ser uma aproximação maior entre academia e indústria, ou, embora dependa de injunções políticas, revendo a integração universidade-indústria-governo. As implicações para todos os agentes envolvidos são grandes, afetando desde os processos de formação, modelos produtivos e até políticas de incentivo. Este painel inicia a discussão entre academia e indústria, uma das grandes missões do Comitê Industrial da SBA.
Moderadores:
José Reinaldo Silva
Coordenador do Comitê Industrial da SBA
José Reinaldo Silva é bacharel em Física pela Universidade Federal da Bahia (1980), mestre em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), Mestrado Profissional em Interdisciplinary Computer Science, Mills College, USA, doutorado em Engenharia de Computação pela Universidade de São Paulo (1992). Pós doutorado em Ciência da Computação e em Engenharia e Design de Sistemas, respectivamente pelo Computer Science Department e pelo Systems Design Engineering Department da University of Waterloo, Canadá. Atualmente é professor associado III na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, lotado no Depto. de Engenharia Mecatrônica. Os interesses de pesquisa são: Engineering Design: métodos formais para modelagem, análise e verificação, knowledge Engineering; Sistemas inteligentes: IA Planning; Service Science: service engineering design e aplicações na Indústria 4.0. Sócio da SBA desde 1991, é membro do Conselho Superior e coordenador interino do Comitê Industrial.
Javier Martinez Silva
Vice-Coordenador do Comitê Industrial da SBA
Javier Martinez Silva possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Oriente (2005), Cuba. Concluiu o mestrado em Ciência da Computação em 2010 na mesma faculdade. Em 2016 concluiu o doutorado em Ciência na área de concentração: Engenharia de Controle e Automação Mecânica pela Escola Politécnica – Universidade de São Paulo (USP). Durante os anos 2017 e 2018 realizou pós-doutorado no laboratório de pesquisa D-Lab associado à Escola Politécnica da USP. Atualmente suas áreas de interesses de pesquisa são: o estudo dos métodos formais na modelagem de problemas de Planning e Scheduling (subárea da Inteligência Artificial), e como usar o formalismo das Redes de Petri – dentro destas o escopo das redes de Petri de Alto Nível – na verificação desses requisitos. Atualmente atua como especialista no centro de P&D Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia. Faz parte da Sociedade Brasileira de Automática, atuando como vice coordenador do Comitê Industrial.
Painelistas:
Carlos Eduardo Pereira
Diretor de Operações da EMBRAPII
Carlos Eduardo Pereira é formado em Engenharia Elétrica e possui Mestrado em Computação pela UFRGS (1987 e 1990) e Doutorado em Engenharia de Automação pela Universidade de Stuttgart na Alemanha (1995). É professor titular do Depto. de Engenharia de Automação e Controle da UFRGS, onde atua tanto na graduação como na pós-graduação. Desde 2015 atua como Diretor de Operações da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), uma agência de inovação credenciada pelo poder público desde 2013, e que atua em apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada, fomentando inovação na indústria. Tem atuado portanto no relacionamento entre instituições de pesquisa acadêmicas e voltadas para o desenvolvimento de soluções competitivas de mercado, em organismo independente que tem um relacionamento direto com o poder público. Também é o atual Vice-Presidente para Atividades Técnicas e Membro do Activity Fund Committee da IFAC (International Federation of Automatic Control), tendo sido membro do Conselho da IFAC nos trienios (2008 a 2014) e Coordenador do Comitê Técnico “Manufacturing Plant Control” entre 2005 e 2011. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) no período de 2008 a 2010 e atuou também como presidente do Conselho Superior da entidade.
Celso Nakashima
Engenheiro da EMBRAER
Celso Nakashima é Engenheiro Mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo com Mestrado e Doutorado pela mesma escola. Durante o período de pós-graduação (1998 a 2005) trabalhou em parceria com a Petrobrás, desenvolvendo modelos termodinâmicos e termo-hidráulicos de bombas de duplo parafuso usados em Sistemas de Bombeamento Multifásico desenvolvidos pela empresa. Desde 2005 trabalha na Embraer com a modelagem matemática de sistemas termo-pneumáticos de aeronaves. Entre 2012 e 2019 trabalhou no Centro de Engenharia e Tecnologia Embraer em Minas Gerais (CETEMG) criando e coordenando a equipe de modelagem e simulação de sistemas aeronáuticos do centro. Desde 2019 é membro do Early Career Sub-Committee do ICAS (International Council of Aeronautic Sciences) e em 2020 passou a integrar o Comitê Industrial da SBA (Sociedade Brasileira de Automática).
Luis Antonio Aguirre
Vice-Presidente da SBA
Luis A. Aguirre recebeu os títulos de Bacharel e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1987 e 1990, respectivamente. Obteve o grau de doutor em 1994 pela Universidade de Sheffield, Inglaterra por trabalho em Identificação de Sistemas Não Lineares. Desde 1995 é professor da Universidade Federal de Minas Gerais, no Departamento de Engenharia Eletrônica, sendo o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Serviu como membro e coordenador da Câmara de Tecnologia em Engenharia (FAPEMIG) e no Comitê Assessor do CNPq. Foi cordenador de área adjunto junto à CAPES. Foi Editor Chefe do periódico Controle & Automação: Revista da Sociedade Brasileira de Automática, que atualmente é publicado pela Springer Verlag com o nome Journal of Control, Automation and Electrical Systems. Atualmente é Diretor Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Automática.
Rafael Martins Preisser Marcal
Desenvolvedor de Negócios da Siemens Brasil
Rafael Martins Preisser Marcal é formado em Engenharia de Controle e Automação pelo CEFET-MG em 2011, atua como Desenvolvedor de Negócios em Automação e Digitalização na Siemens Brasil e palestrante. Atuou por 6 anos no departamento de Engenharia de Projetos de Automação da Siemens, participando de projetos nas indústrias Químicas, Bebidas, Portos e Mineração. Como voluntário, participou de projetos de criação de prótese de braço para crianças usando Impressora 3D. Com formação Green Belt em Lean 6 Sigma pela Lean Solutions, atua como coach promovendo inovação com foco no que tem valor para o cliente e na otimização de processos, criando junto com o cliente novos modelo de negócios para aproveitar as novas oportunidades da Indústria 4.0.
Valter Castelhano de Oliveira
Co-Fundador da Agriflix – Plataforma Digital para o Agronegócio
Valter Castelhano de Oliveira é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestre em Gerenciamento de Sistemas de Informação pela PUC-Campinas (2000), mestre em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP (2008) e doutor em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da USP (2013). Co-fundador do AGRIFLIX, plataforma de vídeos AGRO. Diretor da VCO-Consultoria, projetos de P&D. Professor Universitário na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC. Certificação PMI-PMP (2003). Interesse de pesquisa em gerenciamento e engenharia de sistemas de serviço para o Agronegócio e Cidades Inteligentes. Experiência de 25 anos em Gerenciamento de Projetos de TI, automação, sistemas de informação e ERP (Telebrás, Signalcard). Experiência de 10 anos como coordenador de cursos de Pós-graduação e graduação nas áreas de Ciência de Serviços, Gestão de Projetos e Gestão da Tecnologia da Informação (FATEC, LFG, Metrocamp). Experiência de 35 anos como professor universitário de graduação e pós-graduação (PUCC, Metrocamp, FATEC, LFG).
Sandro Breval
Associação Polo Digital de Manaus
Sandro Breval possui pós-doutoramento pela Faculdade de Engenharia, na Universidade do Porto, na área da Gestão Industrial / Indústria 4.0. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursos no exterior na Universidade de Chicago, Wharton School , INSEAD e ESADE. Experiência em projetos de manufatura avançada e gestão no segmento industrial e serviços. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas. Criador do Modelo de Medição de Maturidade e Prontidão da Indústria 4.0 – PIMM4.0.